COLETA SELETIVA

É A ATIVIDADE DE SEPARAR O LIXO, PARA QUE ELE SEJA ENVIADO PARA RECICLAGEM. SEPARAR O LIXO É NÃO MISTURAR OS MATERIAIS PASSÍVEIS DE SEREM REAPROVEITADOS OU RECICLADOS (USUALMENTE PLÁSTICOS, VIDROS, PAPÉIS, METAIS) COM O RESTO DO LIXO (RESTOS DE ALIMENTOS, PAPÉIS SUJOS, LIXO DO BANHEIRO) . A COLETA SELETIVA TANTO PODE SER REALIZADA POR UMA PESSOA SOZINHA, QUE ESTEJA PREOCUPADA COM O MONTANTE DE LIXO QUE ESTAMOS GERANDO (DESDE QUE ELA PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA PARA ONDE VAI ENCAMINHAR O MATERIAL SEPARADO) , QUANTO POR UM GRUPO DE PESSOAS (EMPRESAS, CONDOMÍNIOS, ESCOLAS, CIDADES, ETC.). ORGANIZAR UM PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NÃO É TÃO COMPLICADO, MAS EXIGE PLANEJAMENTO 

 

 

CUIDADOSO

RECICLAGEM - É UMA ATIVIDADE - NA MAIOR PARTE DOS CASOS, INDUSTRIAL - QUE TRANSFORMA OS MATERIAIS JÁ USADOS EM OUTROS PRODUTOS QUE PODEM SER COMERCIALIZADOS. ATRAVÉS DA RECICLAGEM, PAPÉIS VELHOS TRANSFORMAM-SE EM NOVAS FOLHAS OU CAIXAS DE PAPELÃO; OS VIDROS SE TRANSFORMAM EM NOVAS GARRAFAS OU FRASCOS; OS PLÁSTICOS PODEM SE TRANSFORMAR EM VASSOURAS, POTES, CAMISETAS; OS METAIS TRANFORMAM-SE EM NOVAS LATAS OU RECIPIENTES. 

 

 

MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS

É UM CONCEITO QUE ABRANGE MAIS DO QUE A SIMPLES COLETA SELETIVA E ENVIO DO LIXO PARA RECICLAGEM. PRESSUPÕES TRÊS REGRINHAS BÁSICAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS : PRIMEIRO PENSAR EM TODAS AS MANEIRAS DE REDUZIR O LIXO, DEPOIS, REAPROVEITAR TUDO O QUE FOR POSSÍVEL, E SÓ DEPOIS PENSAR EM ENVIAR MATERIAIS PARA RECICLAR. ESSA FORMA DE ATUAÇÃO É CHAMADA DE 3 R, QUE É A LETRA INICIAL DE CADA UMA DAS PALAVRAS-CHAVE.